A partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas \Õ/, em 2005, nasceu o Projeto com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa.
Este teria sido apenas mais um movimento de compromisso social, no entanto o Projeto atraiu a atenção da mídia em diversas regiões por onde ocorreram as doações, inclusive pelo fato de os bancos de sangue terem atingido seus limites de estoque.
Tudo isso contribuiu para que o Projeto fosse conhecido e reconhecido, através da capacidade de mobilização. Desde então, o Projeto acontece anualmente.
Motivo
A doença é uma triste realidade com a qual convivemos diariamente. Ela está próxima a nós, e em alguns casos somos as vítimas. Esse fato infelizmente faz parte de nossas vidas, não fazendo diferença entre adultos, jovens ou crianças, todos convivem com uma necessidade básica: Esperança.
Por vezes vemos os meios de comunicação convocando doadores em virtude das necessidades dos bancos de sangue. Ao nos depararmos com esta realidade, nos identificamos, e descobrimos que o mínimo que podemos fazer é demonstrar solidariedade.
Missão
Como cristãos estamos sempre dispostos a beneficiar o próximo, pois os valores como solidariedade, esperança e fé, fazem parte do potencial humano, e através do exemplo de Cristo, que se preocupava com cada pessoa, conhecia suas necessidades e sempre procurava minorar suas dores, que encontramos o caminho para nos envolvermos, a fim de que as pessoas que sofrem possam ter uma vida melhor.
Conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. Atingir e envolver a mobilização e a participação de voluntários para a doação de sangue e hemoderivados, em hospitais e hemocentros de oito países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Porque doar?
É um ato bonito, seguro, uma forma rápida de ajudar alguém, e, seu sangue é tão bom, que não deveria guardar só pra você!
Existem inúmeras situações que apresentam a necessidade de doações e doadores:
- Todas as pessoas que estão passando por tratamentos de saúde, quimioterapia, recuperação cirúrgica, além de acidentados e portadores de algumas doenças do sangue, precisam de doações.
- O doador espontâneo geralmente não sabe quem será o receptor do seu sangue, mas sabe que tal atitude é fundamental para salvar vidas.
- O doador sabe que um dia poderá também necessitar do sangue de outros.
- Precisamos de ter na consciência a necessidade de doar sangue. As pessoas conscientes reconhecem sua responsabilidade social, e desenvolvem o hábito de doar regularmente.
Os doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até quatro pacientes diferentes.
Para ser doador
Existem algumas condições básicas para ser um doador:
- Ter entre 18 e 65 anos de idade;
- Gozar de boa saúde;
- Estar alimentado;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Apresentar um documento de identidade com foto;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
- Não ter realizado exercícios físicos antes da doação;
- Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
- Evitar fumar 2 horas antes da doação;
- Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher) ;
- Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação ;
- Já tenha se passado 90 dias do parto normal e 180 dias da cesariana ou aborto.
Quem não pode doar
O Sangue é vida para outras pessoas, no entanto algumas situações em que as pessoas podem se encontrar, impossibilita o uso eficaz do sangue. E por isso existem restrições que colocam algumas pessoas fora das condições.
- Gestante;
- Quem tenha tido a doença de Chagas ou contato com o inseto barbeiro ;
- Quem tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses ;
- Quem tenha ou tenha tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Quem tenha sífilis;
- Quem seja Epilético;
- Usuário de drogas;
- Quem estiver com febre, gripado ou fazendo uso de medicamentos;
- Aquela que estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido a mais de 12 meses.
E AI VAMOS DOAR UM POUQUINHO DESSE SANGUE? NÃO DOÍ NADA. EU E MEUS AMIGOS JÁ SOMOS DOADORES DE CARTEIRINHA. *-*
"Permita que a vida que corre em suas veias seja vida para outras pessoas também!"
BOM GALERA ESPERO QUE TODOS VOCÊS SE CONSCIENTIZE, A RESPEITO DA DOAÇÃO DE SANGUE!
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO POSTER., ATE O PRÓXIMO.
FIQUEM COM DEUS.
BJINHOS DA LÚH =*
Adoreii o blog, perfeito, parabens Lúh *-*
ResponderExcluirObrigado anônimo..RISOS
ResponderExcluir