Navegando na net achei esse poste supeeeeer bacana e resolvi compartilhar com vcs a dica do BLOG DA MIMIS www.blogdamimis.com.br
Final de ano não é fácil pra quem tá de dieta, né! São confraternizações do trabalho, dos amigos, Natal, Reveillon e ainda as férias que geralmente são nessa época.
Claro que a gente é normal e quer aproveitar os momentos e comer umas coisinhas diferentes, afinal ninguém aqui é radical e o saudável é saber equilibrar.
Vamos ser bem práticos e considerar a semana crítica entre 24 de dezembro e 01 de janeiro, certo? Dentro dessa semana temos dois dias principais: a ceia de Natal e Reveillon. São nesses dois dias que vamos focar e nos permitir, afinal não dá pra se permitir a semana toda porque aí o estrago tá feito.
A principal regra é não se preocupar em perder peso nessa semana, preocupe-se em manter. São apenas alguns dias e isso não vai fazer você perder seu objetivo. Se você está em uma dieta rigorosa e quer aproveitar os momentos de final de ano e comer coisas diferentes, não se desespere. Pense que se você sair da dieta por 2 noites, e voltar com a corda toda depois, seus objetivos não serão afetados. Se você pensar assim, é mais fácil se planejar e voltar com tudo no começo do ano.
Eu digo isso porque às vezes o desespero pode por tudo a perder, e uns dias de festa servem para jogar todos nossos objetivos para o alto, tipo: “agora que já sai da dieta, já era!” Isso é bem comum, e a dica serve para nos mantermos firmes no objetivo e no planejamento.
Então planeje sua dieta pra não sair da linha.
Agora vamos às dicas práticas!
- Mantenha sua dieta firme durante o dia e deixe o extra apenas para o jantar.
- Pratique exercícios aeróbicos como de costume: isso vai ajudar a “queimar” as calorias extras da festa. Caminhadas, corridas, bike ou outros que você preferir. Se você ainda não pratica exercícios, ‘ta na hora de começar. Pelo menos uma caminhada de leve.
- Não pule refeições: antes de sair para a festa, ou de receber os convidados em casa, coma um sanduíche leve ou aquela saladinha. Assim você não vai chegar desesperada de fome na hora da ceia e atacar tudo que vem pela frente.
- Cuide com os petiscos: se a festa for na sua casa, faça opções mais leves e saudáveis: frutas secas, oleaginosas, pastinhas leves e outras do tipo são boas opções.
- Coma sempre a salada antes: toda festa tem que ter salada, né? Além de bonita, ela serve para nos dar saciedade pois é rica em fibras.
- Evite molhos gordurosos ou com queijo, eles são super calóricos.
- O peru é uma ótima fonte de proteína magra! Aproveite e foque no peru! hahaha
- Comece a se servir pelos legumes e pratos mais saudáveis, assim sobra menos espaço para os mais gordinhos. :)
- Coma devagar: as pessoas que comem muito rápido passam do seu ponto real de saciedade, isso porque quem avisa que estamos satisfeitos é o cérebro, e não o estômago, e ele demora até 20 minutos para nos informar. Então, converse bastante, mastigue e sinta bem os alimentos, que consequentemente você vai comer menos.
- Cuide com o álcool, ele tem calorias vazias (sem nutrientes) como já falamos. As destiladas adicionadas de açúcar, como os coqueteis podem ser uma bomba calórica. Dê preferência ao vinho e esteja sempre acompanhada de um copo de água. Essa é a tática.
- Os doces são o seu fraco, assim como o meu? rsss Foque no mais gostoso! É assim que faço. Só como doces quando o meu coração bate forte por algum.
- No dia seguinte, volte para a dieta e sua rotina equilibrada e nada de ficar sem comer!
A última dica é o que aprendi e tenho hoje pra minha vida:
NÃO COMA COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHÃ.
Sabe aquele desespero por comida, como se aquela fosse a última refeição da face da Terra? Eu tinha isso e muita gente tem. Pense sempre o seguinte: haverão muitas festas ainda, outros momentos gostosos, outras delícias na vida. Não precisamos devorar tudo que tem pela frente como se fosse o nosso último dia, né? Mantenha o equilíbrio sempre.
É isso aí gente! Gostaram das dicas?
Aproveitem as festas e depois me contem tudo, heim!